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Como o sol durante a gravidez pode ajudar no aprendizado da criança?

Pesquisa recente mostra que os filhos de mães menos expostas ao sol durante o primeiro trimestre da gravidez tem menor desempenho no aprendizado escolar.

O estudo realizado no Instituto de Saúde e Bem Estar da Universidade de Glasgow na Escócia, e publicado na conceituada revista Scientific Reports em 2019, foi realizado com aproximadamente 422.500 crianças em idade escolar. Os resultados mostraram a influência da luz solar e literalmente o reflexo disto nas capacidades de aprendizado de suas crianças.

Sol, Gravidez eFatores envolvidos:

Como se sabe, a exposição aos raios Ultra Violeta B, ou UBV tem impacto direto na produção de vitamina D em nosso organismo. Esta vitamina é essencial no desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do bebê, além de outras também importantes funções.

A Escócia, como se sabe tem grande parte do ano com períodos de pouco sol ou baixa taxa de luminosidade. Desta forma, foram avaliadas crianças que foram submetidas ao maior tempo de exposição ã luz solar foram concebidas até no primeiro trimestre da gestação e assim comparadas com outras que foram menos expostas, de acordo com o período de gestação em determinados meses do ano.

Ainda em relação aos raios Ultra Violeta, a relação estudada foi especificamente ligada aos raios UVB e não aos raios UVA que não estão diretamente relacionados à produção da vitamina D.

A deficiência de vitamina D é muito comum durante os meses de inverno, sendo inclusive suplementada em algumas ocasiões. Esta deficiência de vitamina é mais comum em países de alta altitude como a Escócia, diferentemente do que ocorre em outros locais do Reino Unido. Assim a população escocesa é duas vezes mais afetada que outras partes do Reino Unido.

Desta forma, verificou-se neste estudo também que os raios UVB estavam, sem dúvida alguma, diretamente implicados na menor taxa de aprendizagem de crianças concebidas nos meses de menor exposição solar.

O sol atua na ativação da vitamina D na formação do feto
Apenas a vitamina D é o mais importante ou também o sol tem sua influência isolada no desenvolvimento da inteligência infantil?

Veja os resultados do estudo abaixo:

Resultados:

No total, foram exatamente 422.512 alunos em idade escolar estudados na pesquisa. De forma separada, 79616 (18,8%) dos alunos apresentavam dificuldades de aprendizagem. sendo que destes, 49770 (23,1%) eram meninos. Da mesma forma, 29.846 (14,4%) correspondiam às meninas. Em relação ao mês de concepção os resultados foram diferentes: Nas crianças concebidas no período de julho, correspondendo a 16,5% e as concebidas entre os meses de fevereiro, março e abril, um percentual de 21%.

Sobre estes resultados, a professora Jill Pell, diretora do Instituto de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Glasgow e principal autora do projeto, afirma: ” As dificuldades de aprendizagem sem dúvida podem ter impactos profundos na vida de uma criança ou família. A importância primordial do presente estudo é que ele sugere uma maneira de se previnir de forma simples dificuldades de aprendizado nas crianças. Porém, agora são necessários ensaios clínicos para avaliar se a suplementação de vitamina D durante a gravidez pode realmente reduzir as dificuldades de aprendizagem”.

De acordo com Claire Hastie, responsável pela análise estatística dos dados, os resultados são importante e encorajadores: “Nosso estudo vinculou dados de saúde e educação análises de varíáveis ambientais, permitindo que o estudo tivesse um número muito grande de crianças, o que não seria possível usando os métodos tradicionais de pesquisas”.

Muito se tem descoberto sobre os benefícios dos hábitos saudáveis na saúde do bebê e de uma gravidez saudável. Mas certamente cabe também às mamãe tomar em todos os cuidados para que seu bebê tenha um nascimento e crescimento adequado, assim como um crescimento e desenvolvimento infantil

Autoria: Copyright © – Big Cérebro Brinquedos Educativos – https://www.bigcerebro.com.br e https://blog.bigcerebro.com.br

“A Big Cérebro também adora que o conhecimento seja compartilhado, porém é obrigatório que a fonte, protegida por direitos autorais, seja citada”

Fonte para o artigo: Universidade de Glasgow

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