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Dislexia

A dislexia é primordialmente um distúrbio de aprendizagem que envolve a dificuldade de leitura devido a problemas na identificação de sons na fala e no aprendizado.

Deste mesmo modo, há uma alteração de como as crianças se relacionam com letras e palavras, a chamada decodificação. Comumente chamada de deficiência de leitura, a dislexia afeta áreas do cérebro que processam a linguagem.

Crianças, jovens e adultos com dislexia têm inteligência normal e geralmente têm também a visão normal. A maioria das crianças com dislexia pode ter sucesso na escola com aulas particulares complementares ou ainda um programa de educação especializado. O apoio emocional também desempenha um papel importante.

Segundo a Mayo Clinic a dislexia não tem cura, mas um diagnóstico precoce, avaliação e intervenções terapêuticas e comportamentais podem ter bons resultados. A dislexia pode ficar sem diagnóstico por anos e só ser reconhecida na vida adulta, porém nunca é tarde para começar o tratamento.

Sinais de Dislexia na criança

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, é possível identificar sinais de alerta que ajudarão no diagnóstico correto e consequentemente no tratamento adequado.

Alguns sinais na Pré-escola:

  • Dispersão
  • Fraco desenvolvimento da atenção;
  • Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
  • Dificuldade de aprender rimas e canções;
  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • Dificuldade com quebra-cabeças;
  • Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na idade escolar

  • Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
  • Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
  • Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
  • Confusão para nomear entre esquerda e direita;
  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

Como muitas pessoas não são diagnosticadas na infância, há atualmente uma preocupação em se identificar sobretudo adultos que tão logopossam ter dislexia.

Adolescentes e adultos

Em primeiro lugar, os sinais de dislexia em adolescentes e adultos são semelhantes aos das crianças. Alguns sinais e sintomas comuns de dislexia em adolescentes e adultos incluem:

  • Dificuldade de leitura, incluindo a leitura em voz alta
  • Leitura e escrita lentas e trabalhosas
  • Problemas de ortografia
  • Evitando atividades que envolvam leitura
  • Como pronunciar incorretamente nomes ou palavras ou problemas para recuperar palavras
  • Problemas para entender piadas ou expressões que tenham um significado que não seja facilmente compreendido pelas palavras específicas (expressões idiomáticas), como “pedaço de bolo” que significa “fácil”
  • Passar um tempo extraordinariamente longo concluindo tarefas que envolvem leitura ou escrita
  • Dificuldade em resumir uma história
  • Problemas para aprender uma língua estrangeira
  • Dificuldade em memorizar
  • Dificuldade em resolver problemas de matemática

Complicações

  • Dificuldade em aprender. Como a leitura é uma habilidade básica para a maioria das outras disciplinas escolares, uma criança com dislexia está em desvantagem na maioria das classes e pode ter problemas para acompanhar os colegas.
  • Problemas sociais. Se não tratada, a dislexia pode levar à baixa auto-estima, problemas de comportamento, ansiedade, agressão e afastamento de amigos, pais e professores.
  • Problemas como adultos. A incapacidade de ler e compreender pode impedir que uma criança alcance seu potencial à medida que cresce. Isso pode ter consequências educacionais, sociais e econômicas a longo prazo.

Diagnóstico

Não há um teste único que possa diagnosticar dislexia. Vários fatores são considerados, como:

  • Desenvolvimento do seu filho, questões educacionais e histórico médico. O médico provavelmente fará perguntas sobre essas áreas e deseja saber sobre quaisquer condições que ocorrem na família, incluindo se algum membro da família tem alguma dificuldade de aprendizado.
  • Vida em casa. O médico pode solicitar uma descrição de sua vida familiar e familiar, incluindo quem mora em casa e se há algum problema em casa.
  • Questionários. O médico pode pedir ao seu filho, familiares ou professores que respondam perguntas escritas. Pode ser solicitado que seu filho faça testes para identificar as habilidades de leitura e idioma.
  • Testes de visão, audição e cérebro (neurológicos). Isso pode ajudar a determinar se outro distúrbio pode estar causando ou aumentando a fraca capacidade de leitura do seu filho.
  • Teste psicológico. O médico pode fazer perguntas a você e a seu filho para entender melhor a saúde mental do seu filho. Isso pode ajudar a determinar se problemas sociais, ansiedade ou depressão podem estar limitando as habilidades do seu filho.
  • Teste de leitura e outras habilidades acadêmicas. Seu filho pode fazer um conjunto de testes educacionais e ter o processo e a qualidade das habilidades de leitura analisados ​​por um especialista em leitura.

Tratamento

Não se sabe como corrigir a anormalidade cerebral subjacente que causa dislexia. Esta é uma condição, a princípio, para toda vida. No entanto, a detecção e avaliação precoces para determinar necessidades específicas e tratamento adequado podem melhorar o sucesso do tratamento instituído.

Técnicas educacionais:

A dislexia é tratada usando abordagens e técnicas educacionais específicas e, quanto mais cedo é iniciada a intervenção, melhor. Os testes psicológicos ajudarão indubitavelmente os professores do seu filho (a) a desenvolverem um programa de ensino adequado.

Os professores podem usar técnicas ou até brinquedos de memória tátil que envolvem audição, visão e toque para melhorar as habilidades de leitura.  Existem também as chamadas bolas labirinto, que auxiliam sobretudo a criança desenvolver atenção e foco. Ajudar uma criança a usar vários sentidos para aprender – por exemplo, ouvir uma lição gravada e traçar com um dedo a forma das letras usadas e as palavras ditas – pode nesse meio tempo, ajudar no processamento das informações.

O tratamento se concentra em ajudar seu filho:

  • Aprenda a reconhecer e usar os menores sons que compõem as palavras (fonemas)
  • Entenda que letras e seqüências de caracteres representam esses sons e palavras (fonética)
  • Compreender o que ele ou ela está lendo
  • Leia em voz alta para aumentar a precisão, velocidade e expressão da leitura (fluência)
  • Construa um vocabulário de palavras reconhecidas e entendidas

Se disponível, as sessões de tutoria com um especialista em leitura podem ser úteis para muitas crianças com dislexia. Se o seu filho tem uma severa incapacidade de leitura, é necessário que o ensino ocorra com mais frequência, e o progresso pode ser mais lento.

Plano de educação individual

Nos Estados Unidos, as escolas têm a obrigação legal de tomar medidas para frequentemente ajudar as crianças diagnosticadas com dislexia com seus problemas de aprendizagem. Infelizmente no Brasil ainda há negligenciamento, preconceito e primordialmente desconhecimento desta condição. Converse acima de tudo com o professor de seu filho (a) sobre a possibilidade de marcar uma reunião para criar um plano estruturado. Por escrito que descreva as necessidades de seu filho e como a escola finalmente o ajudará a ter sucesso. Acima de tudo, isto é o chamado de Plano Individualizado de Educação (PIE).

É fundamental o diagnóstico precoce da dislexia para os melhores resultados terapêuticos.

Tratamento precoce

As crianças com dislexia, que obtêm ajuda extra no jardim de infância ou na primeira série geralmente melhoram suas habilidades de leitura, primordialmente para terem sucesso na escola e no ensino médio.

As crianças que não recebem ajuda até as séries posteriores, sem dúvida alguma podem ter mais dificuldade em aprender as habilidades necessárias para ler bem, principalmente palavras e frases mais elaboradas. É provável que eles fiquem para trás academicamente e talvez nunca consigam se atualizar. Indubitavelmente é necessário que o diagnóstico seja certeiro e o tratamento precoce. Uma criança com dislexia grave pode nunca ter uma leitura fácil, mas porém, pode aprender habilidades que melhoram a leitura e desenvolvem estratégias para melhorar o desempenho escolar e a qualidade de vida.

O que os pais podem fazer?

Os pais desempenham um papel fundamental e sobretudo essencial. Siga estes passos:

  • Resolva o problema com antecedência. Se você suspeitar que seu filho tem dislexia, fale com o médico do seu filho. A intervenção precoce pode desta maneira, melhorar o sucesso.
  • Leia em voz alta para seu filho. É melhor começar quando seu filho tiver 6 meses de idade ou menos. Tente ouvir livros gravados com seu filho. Quando seu filho tiver idade suficiente, leia as histórias juntos depois de ouvi-las.
  • Trabalhe com a escola do seu filho. Converse com o professor de seu filho sobre como a escola o ajudará a ter sucesso. Apesar de provavelmente você não ser professor, ainda sim será o melhor advogado do seu filho.
  • Incentive o tempo de leitura. Para melhorar as habilidades de leitura, a criança deve sobretudo praticar a leitura. Incentive seu filho a ler.
  • Defina um exemplo para leitura. Designe uma hora todos os dias para ler algo de seu interesse enquanto seu filho ler. Isto dá um exemplo e consequentemente apoia e dá confiança ao seu filho(a). Desta maneira, mostre que a leitura pode ser agradável e igualmente benéfica.Em outras palavras, leia junto e incentive a leitura.

O que os adultos com dislexia podem fazer

O sucesso no emprego pode ser difícil para adultos que sofrem de dislexia. Para ajudar a alcançar seus objetivos, seja seu filho, seja sua filha, seu irmão ou um ente querido.

  • Procure assim que possível avaliação e ajuda instrutiva em leitura e escrita, independentemente da sua idade
  • Pergunte sobre treinamento adicional de professores assim como se acomodações físicas do local são razoáveis ​e favorecem o trabalho da pessoa com dislexia, embora outras pessoas devam ser levados em conta.

A princípio, problemas acadêmicos e escolares não necessariamente significam que uma pessoa com dislexia não pode ter sucesso, todavia serve de um sinal de alerta para cuidados a serem tomados. Alunos capazes, com dislexia podem inclusive serem altamente bem-sucedidos, desde que estejam com os recursos certos. Muitas pessoas com dislexia são criativas e por analogia brilhantes, e podem também serem talentosas em matemática, ciências ou artes.  Alguns até têm carreiras de sucesso como escritores.

Adaptado das Fontes: Mayo Clinic – USA – Dyslexia e Associação Brasileira de Dislexia

Autoria: Copyright © – Big Cérebro Brinquedos Educativos – https://www.bigcerebro.com.br e Blog da Big Cérebro

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